PROJETO “ENGAJAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA” ALINHA FLUXOS E PROCEDIMENTOS DA SAÚDE

Taboão da serra

Capacitações para servidores visam a troca de experiências para melhorias na qualidade do atendimento à população

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra está desenvolvendo o projeto “Engajamento da Atenção Básica” que tem como objetivo melhorar a comunicação entre as unidades de saúde, além de alinhar os protocolos e fluxos para melhorias na qualidade do atendimento à população. A ideia da capacitação surgiu através da parceria entre a Clínica de DST e Hepatites Virais com as Redes de Atenção Básica, de Atenção Especializada e com o Comitê de Mortalidade Materno Infantil. O primeiro encontro do projeto aconteceu na quarta-feira, 22/09, na Faculdade FECAF e contou com a participação de 27 profissionais entre gestores e coordenadores.


À ocasião, foram abordados diversos assuntos relacionados à detecção de doenças infectocontagiosas, como HIV, sífilis e as hepatites B e C. Foram repassados fluxos e alinhados procedimentos para ampliar o atendimento materno-infantil através do Protocolo Amor de Mãe, com plano de parto, DIU pós-parto, consultas odontológicas na gestação, alta segura e vínculo com a Unidade Básica de Saúde, Ambulatório de Aleitamento Materno, acompanhamento nutricional, dentre outros serviços. Também foi abordado como incluir o parceiro durante o pré-natal para o desenvolvimento do autocuidado, criação compartilhada e aumento do vínculo familiar.


Segundo a diretora de Atenção Básica, Inês Mamede do Rosário, o primeiro encontro foi produtivo. “Este foi o primeiro encontro geral de muitos que serão promovidos até o final do ano. Nosso objetivo é melhorar a comunicação entre as unidades de saúde, promover a troca de saberes, uniformizando e ampliando atendimentos, além de que os servidores saibam quem é quem e como os processos são realizados”, disse. “No caso do Amor de Mãe, por exemplo, a nova administração implementou novos protocolos e novos fluxos de maneira a não deixar nem a mãe e nem a criança desassistida, com consultas agendadas na saída da maternidade, alta segura, além de contarem com o apoio do Ambulatório de Aleitamento Materno”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *